sexta-feira, 6 de junho de 2025

Agostinho e as Sete Potencialidades da Alma

    A psicologia agostiniana segue uma especulação que visivelmente remonta à cultura helênica da qual ele é herdeiro, sintetizando-a a uma visão cristã tal como ela se encontra consignada nas Escrituras, seguindo também a interpretação das Escrituras como vemos já nos pais da Igreja. No entanto, é visível que pelo gênio de Agostinho a psicologia cristã atinge o estado da arte.

Com efeito, estamos investigando a potência da alma e pode acontecer que ela leve à prática simultaneamente todos estes atos, mas parece que somente pratica o que pratica com dificuldade ou, certamente, com temor; pois ela age com muito mais atenção que nos restantes. Assim, indo de baixo para cima, o primeiro grau, por uma técnica pedagógica, é a animação; o segundo, a sensação; o terceiro, a arte; o quarto, a virtude; o quinto, a tranquilidade; o sexto, o ingresso; o sétimo, a contemplação.

Podem ser denominados também assim: sobre o corpo, pelo corpo, acerca do corpo, para si mesma, para Deus, junto de Deus.

Podem-no também deste modo: inteiramente de outro, inteiramente por outro, inteiramente acerca de outro, inteiramente para o belo, inteiramente no belo, inteiramente para a beleza, inteiramente junto à beleza.

________________________________________________________

AGOSTINHO. Coleção Patrística/24 - A Grandeza da Alma. Ed. Paulus, São Paulo-SP, 1ª ed. 2008, 2ª Reimp. 2015. p. 348.