quinta-feira, 29 de junho de 2017

Cristianismo e Formação


   O encontro do conceito de discipulado do cristianismo com a ideia de formação (paideia) grega formou como que a crisálida onde o nosso mundo ocidental foi formado. Queiram ou não, até o anti-cristianismo desta parte do mundo se serve de conceitos cristãos. 
   Se alguém diz que a igreja é intolerante, sem perceber o indivíduo recorre à ideia de tolerância formada seio do cristianismo, algo que não tem paralelo no mundo antigo. Se alguém faz a critica temerária sobre a violência de Deus no Antigo Testamento, dizendo que isso contrasta o conceito de bondade, o indivíduo se vale do conceito de bondade e misericórdia cristão e platônico, pois esse último foi crítico à maldade e perversidade dos deuses da mitologia, sustentando que Deus não é a fonte do mal, um conceito apropriado e desenvolvido grandemente pela teologia cristã.
   A grandeza do cristianismo reside no fato de que os seus inimigos não conseguem ultrapassá-lo conceitualmente e não conseguem criticá-lo senão com fragmentos de ideias e conceitos que lhe são constitutivos, isto é: qualquer tentativa de ultrapassar o cristianismo é, ao mesmo tempo, queda no nível moral e no nível do pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário