sexta-feira, 16 de maio de 2025

Deus como Causa Primeira da Liberdade do Homem


Quanto a negação de que Deus concede ao homem não necessariamente o ser, mas propriamente o agir:

1) O homem e Deus são causas heterogêneas;

2) A liberdade humana, por não ser autocausada, deve ser reduzida a outra causa, pois omne quod movetur ab alio movetur;

3) Todas as coisas que são, i. e, fisicamente, na medida que são são redutíveis a Deus como a sua Primeira Causa;

4) Logo a liberdade humana, na medida que é, deve ser redutível à causalidade divina;

5) Dizer que a liberdade humana não se reduz à causalidade divina é afirmar que a liberdade humana pode causar a si mesma.

6) A dependência da causa segunda não se limita apenas ao ser, mas também ao agir, pois em tudo o agir é, no homem, perfeição do ato de ser; donde é certa a afirmação de que aquele que concede o ser deve também concede o agir, e, no caso da substância racional e livre, o agir livremente;

7) Logo o homem depende de Deus não apenas quanto ao ser, mas também quanto ao agir;

Como diz Santo Tomás;

Deve-se primeiramente saber que, sendo Deus causa de todas as coisas existentes, porque dá o ser a todas elas, é necessário que a ordem da sua providência abranja todas as coisas. Pois às coisas que dá o ser, necessariamente lhe dá a conservação e lhe confere perfeição no fim último (S.C.G. III.XCIV.6);

E também:

Ora, estando sujeitos à providência divina não só os efeitos, como também as causas e os modos de ser, como se depreende do que foi dito, não resulta que, se tudo é efetuado pela providência divina, nenhuma coisa venha de nós. Pois elas são providenciadas por Deus para que sejam livremente realizadas por nós (S.C.G. III.XCIV.10).

Aliás, do que aqui foi dito se depreende que a determinação divina é necessária ao agir, e não implica em contrariedade na potência divina o determinar, em tudo o que é, a causa segundo, antes, se não fosse a determinação divina não somente quanto ao ser, mas também quanto ao agir, o homem seria incapaz dos próprios atos livres - pois se Deus não os determinasse, tais atos sequer poderiam existir.

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