É com lutas que a gente descobre que a liberdade é algo que se conquista a duras penas. Com isso se vê que é mentira que nascemos livres. Liberdade se constrói, e se a recebemos por herança podemos dissipá-la em uma irresponsabilidade que resultará em escravidão. Isso vale para indivíduos e para os povos.
A liberdade, hoje eu sei, se conquista em meio a tormentos, medos, a lutas por estabelecer uma disciplina pessoal, e com o travar de batalhas titânicas contra si mesmo na mortificação da vontade imediata e na obediência a coisas que são inevitavelmente melhores, mas cuja escolha requer um ato quase que heroico de coragem .
É frequente a tentação de enveredar pelo caminho mais fácil e reconfortante, mas o destino de tais caminhos - que aparentemente são desejosos - só nos reserva vergonha e infâmia em seu demente fim. Não é por nada menor do que a minha própria liberdade de espírito que eu renunciarei a tudo o que tenho feito, pois já vejo os pequenos mais doces frutos que agora são degustados com grande alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário