domingo, 24 de dezembro de 2017

Os Pastores e a Filosofia

   A razão pela qual um pastor DEVE estudar filosofia é que não é possível compreender a cultura atual, ou responder aos questionamentos postos pelos problemas atuais sem recorrer à moldura filosófica na qual estes problemas vem vestidos a nós.
   Um exemplo disso são os problemas postos pelo positivismo e o socialismo, filhos débeis do hegelianismo, os quais são a encarnação apodrecida da escatologia (doutrina sobre as últimas coisas) cristã.
   Se o cristianismo afirma a comunhão com a realidade absoluta para depois da morte, as ideologias do positivismo e socialismo afirmam a unidade com o absoluto, ou com a realidade perfeita, na história, invertendo a promessa escatológica cristã.
   Uma ideologia, o positivismo, crê ser possível apreender a totalidade da realidade por meio da ciência, e o socialismo acredita que com a abolição da sociedade de classes o paraíso terrestre será instaurado. Em ambas as ideologias a questão principal que é posta é a eliminação das ambiguidades da natureza humana por meio da política ou por meio dos poderes da razão humana - como se o homem, que é o ideólogo, não fosse o seu próprio problema.
   Não por outra razão, por essas ideologias acreditarem ter encontrado a razão absoluta da história, surgem fanatismos e um autoritarismo hediondo, pois quem pensa ter achado a razão absoluta, consequentemente pode destruir ou matar quem se opõe à "verdade". A inocência em relação à natureza humana aqui é uma razão para rir e para desesperar.
   O cristianismo, ao contrário, por causa da limitação humana, não sabe ao certo quem são os bodes e os cordeiros, pois a transcendência de Deus não permite ao homem conhecer no todo os Seus caminhos e juízos, já que o Senhor está, em sua totalidade absoluta, para além da nossa razão.
   Mas mesmo que a verdade seja revelada, o cristianismo sabe que poucos são os filhos do Senhor que estão atentos à Sua vontade, e que mesmo esses contam com o flagelo dos seus pecados pessoais, o que demonstra que a humanidade não se encontra, pela corrupção que na história sempre teremos conosco, apta ao paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário