terça-feira, 6 de outubro de 2020

A Palavra de Deus e a Teologia da Ceia do Senhor nos Reformadores

    Um dos aspectos da teologia sacramental da Reforma foi, por exemplo, conjugação do sinal com a Palavra anunciada. Para Lutero e Calvino, por exemplo, o sacramento da Ceia era uma outra forma da manifestação da Palavra - Palavra que, necessariamente, transmite graça. A questão é que sem a Palavra pregada o sinal sacramental não estaria conjugado ao seu sentido na mente do fiel, e levando em consideração que a participação na mesa é uma participação ativa, fundada na fé confiante nas promessas divinas (Hb 11.1), sendo que a fé vem pelo ouvir da Palavra (Rm 10.17), a pregação da Palavra que imprime o significado ao sinal se tornou importante no protestantismo. Essa é uma das razões pelas quais tanto Lutero quanto Calvino abominaram o pronunciamento secreto das palavras da consagração dos elementos, que era algo costumeiro na época deles.

    Particularmente, penso que ambas, a Palavra e a Ceia, são o culto. E entendo aqui a insistência dos reformadores em enfatizar o aspecto central na Palavra no Culto, muito em função da posição que a Palavra tem na formação e infusão da fé. Eu sou protestante, e estou longe de entender que a participação litúrgica dispense a fé do participante, e a fé ativa e consciente no participado - mesmo porque a recepção digna depende da qualificação do ato da recepção como ato de fé.

    A Palavra é mesmo indispensável para uma participação consciente no sacramento. Paulo em I Co 11.19 diz que quem participa da mesa "sem discernir o corpo do Senhor" peca. Ora, o discernimento na participação da Ceia requer um participar consciente, e um participar consciente requer conhecimento da Palavra que exige um ato qualificado de participação, pois o sacramento é uma dádiva para quem crê e não para quem não crê, não sendo o propósito dele a provocação da mesma fé, senão o seu fortalecimento. Isso é contrário à noção de um poder físico no sacramento que dispensa a fé ativa, por provoca-la. Sim, importa aqui afirmar categoricamente que a Ceia tem uma posição central no culto junto com a Palavra, e só conjugada a ela, pois a Ceia é a Palavra-Pão assim como a Palavra-Cálice da nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário