terça-feira, 6 de outubro de 2020

Sobre o Significado do Termo "Metafísica"

    O termo metafísica pode ser muito enganosos se por esse termo entendemos apenas algo que está além da realidade física, como a esfera sobrenatural. Na verdade a metafísica, como concebida originalmente, nada mais é do que a ciência das causas cujo conhecimento é sabedoria, pois ao sábio cabe o conhecimento da causa das coisas ou dos primeiros princípios.

Nesse sentido ao sábio pertence o conhecimento da ordem das coisas e a sua finalidade, assim como o conhecimento do primeiro princípio ao qual tudo se ordena, ou o conhecimento do fim, sendo o fim o bem por excelência e, por isso, a causa de todas as causas, assim como a causa de todo o bem nas coisas.
    No entanto, note que no conhecimento da "causa das causas" não se deixa de lado as causas intermediárias, ou próximas. É por isso que metafísica não é mero sobrenaturalismo, pois a esta ciência cabe o conhecimento também das coisas que nos são próximas, como deste livro que tenho aqui, do seu conteúdo e o fim ao qual é destinado (o seu fim último, ou sentido).
    Aristóteles tem em mente quatro causas principais pelas quais podemos entender a ossatura daquilo que podemos conceber como "metafísica". Tais são: 1) A causa eficiente, como aquela como razão do movimento, da efetivação ou concreção de alguma coisa; 2) A causa formal, como aquela que explica o porquê da coisa, ou sua definição; 3) A causa material, como aquela com a qual se explica a composição ou materialidade da coisa; 4) E a causa final que explica a finalidade para a qual algo está ordenado.
    Um exemplo dado por Aristóteles no seu livro "Metafísica" para explicar de forma simples cada uma dessas causas é o exemplo da casa, sendo que: 1) A causa eficiente da casa - que provoca a sua efetivação - é a ciência da construção da casa (a arte); 2) A causa formal é definição da casa que faz ela ser o que é; 3) A causa material são as pedras e a madeira; 4) A causa final é a finalidade a que se destina a casa - já que ela foi feita tendo em vista a moradia, o conforto etc.
    Note-se que a aplicação desse esquema de causas cabe em inúmeras considerações que podemos fazer sobre as coisas, e se isso nos leva a uma causa suprema, uma causa das causas que a tudo determina, sem no entanto ser ela mesma determinada, isso é uma exigência da própria lógica da reflexão. Obviamente podemos - e devemos - adquirir as notas de uma realidade sobrenatural (ou suprema) por essa via, no entanto seria inconcebível que fizéssemos pouca caso da ordem do mudo sem a qual tal ciência das causas sequer faria sentido, pois não teria de quê partir para se elevar a um primeiro princípio de tudo.

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