sábado, 28 de outubro de 2017

A Verdade e a Educação

   Um ventre aberto e sangrando também é realidade. No entanto ninguém acharia agradável enxergar um todo o dia no instante que saísse em da frente de casa, tal como Nero, que, em sua ânsia por conhecimento, abriu o ventre de sua mãe para saber de onde saíra.
   Nem tudo deve ser conhecido, e a ideologia do experiencialismo, que é um absurdo em si, não leva em conta a verdade que nem sempre saber de tudo é algo edificante para as nossas vida.
   A conclusão de Platão de que o bem está acima da verdade tem aqui a sua verdade manifesta e deveria ser o norte de qualquer pedagogia que se preze. Nem sempre conhecer tudo é algo bom em si mesmo, assim como nem toda experiência é edificante em si.
   Assim também o conhecimento da verdade deve ser reservado a quem seja digno dele e manifesto no momento adequado para não causar uma destruição da consciência. Isso é concepção de condução amorosa ao conhecimento.
   Se a educação de hoje perdeu essa verdade de vista isso significa que já não temos educação, mas um bando de selvagens que querem a todo custo causar a divisão nos corações e não reconciliar os homens com o seu mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário