quarta-feira, 8 de abril de 2020

A Pena é o Único e Maior Aspecto Redentor na Teologia da Substituição Penal?

   Existem muitos erros de consideração em relação à teoria da redenção de Calvino, e mesmo dos reformadores, como se a "pena" fosse o único elemento da redenção, excluindo dela outros elementos importantes como a ressurreição, a obediência ativa de Cristo, e mesmo o amor superabundante pelo qual Cristo nos merece a salvação.
   Não haveria, de fato, redenção, sujeição à humilhação, se não houvesse a supereminência do amor em Cristo e no Pai sobre as demais exigências da justiça, e isso é provado nas Institutas já que Calvino dedica páginas à explicação desse aspecto da redenção em que a graça que recebemos e os méritos conquistados na vida e na Cruz não se excluem.
   A tônica, mesmo na substituição penal, é o amor de Deus Pai pelo qual Ele enviou seu Filho ao mundo, e pelo qual o Filho a si mesmo se dá ao mundo, já que mesmo para a teologia reformada não só a Cruz (como é o caso de Anselmo), mas a vida de obediência do Senhor tem aspecto redentor.
   É certo, portanto, dizer que amor e justiça se abraçam, mas ainda seguindo a hierarquia da Escritura (Tg 2:13b), tal misericórdia é triunfante sobre o juízo, pois é o amor a causa motora da redenção, não o juízo, que apenas estabelece a forma da redenção, pois salvar é ato livre e incoado de Deus.

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