sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

A Epifania do Senhor

    O dia 6 de Janeiro era tipo pela igreja antiga como o dia em que se comemorava a manifestação pública (Epifania) do Senhor, relacionando a essa manifestação pública o seu batismo pelas mãos de João Batista. E para esclarecermos a questão basta lembrar que por epifania se entende uma manifestação atribuída a poderes divinos. Toda epifania, a exemplo da Sarça Ardente (Êx 3.1-4.17), do fogo no cume do Sinai (Êx 19), a queima do holocausto provocado pelo fogo divino pela oração de Salomão (2Cr 7) e de Elias (1Rs 18.36-38) são manifestações públicas da glória divina.

Mas o batismo de Jesus tem certas peculiaridades como uma epifania, pois Jesus é certamente o nosso Deus Unigênito (Jo 1.18) e Bendito (Rm 9.4). Mas a própria presença de Jesus não é o que caracteriza unilateralmente o batismo de Jesus. Como afirma a Escritura uma voz do céu anunciou a Jesus como Filho (Mt 3.17; Mc 1.11; Lc 3.22b); além disso também foi visto o Espírito (Mt 3.16), talvez visto apenas por João Batista (cf. Mc 1.10 – já que ειδεν é singular e aponta para um ver realizado por uma pessoa, e assim também parece concordar o testemunho da escola joanina em Jo 1.32-34, onde João testemunha pessoalmente do que viu).

Essa Epifania é um dos maiores testemunhos a respeito do conteúdo da fé cristã que confessa ser Deus trino, pois ali estão Pai, Filho e Espírito em um mesmo ato. Além disso esse evento nos remete à crença antiga a respeito do batismo de Cristo como configurando o sentido de todo batismo cristão, pois ao ser batizado Cristo batiza o próprio batismo, conferindo virtude ao ato. Assim se compreendia que a recepção do Espírito estava ligada ao batismo (At 2.38; Jo 3.5), e assim a recepção da nova vida. Também entendemos que o batismo de Cristo é o batismo em sua morte pelo qual morremos com ele para vivermos em Deus (Cl 2.12; par. Gl 2.19,20).

    Mas nada disso é algo sem a fé pela qual recebemos tudo a vida do Senhor e seu Espírito (Ef 1.13), já que a fé tem tudo o que é necessário para a nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário