sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O Amor e a Santidade

    Hoje de manhã, como às vezes eu faço, tirei uma foto do meu filho e mandei para a minha mãe. E ao ver meu filho tive aquela experiência que nos é comum e que consiste em ser tocado por aquela afecção de amor, afecção que envolve também um certo sentimento de temor, temor quanto à possibilidade de que algum mal toque aquilo que amamos. Isso me conduziu a orar por ele e pedir a Deus que o guardasse.

    O que isso quer dizer propriamente? Algo bem óbvio, mas não menos importante e também fundamental: o amor santifica e nos santifica porque nos leva a buscar algo que é maior do que nós mesmos para garantir um bem do qual muitas vezes temos a certeza de que não somos tão capazes, como o de realizar perfeitamente o bem em favor daquele a quem amamos.

    E sim, a santidade é também o constitutivo fundamental do amor porque ela toca as cordas mais profundas do nosso coração, sendo, por tanto, a expressão mais profunda e visceral da nossa humanidade, na busca de algo acima de nós em favor do bem de tudo o que está ao redor de nós, envolvendo também a possibilidade do sacrifício. Ou seja: o amor nos eleva direção ao amor a Deus e daquele que nos é próximo*. ___________________________________________________

*Texto escrito em 24/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário