domingo, 31 de outubro de 2021

As Setenta Resoluções de Jonathan Edwards: 11ªResolução

11ª Resolução: Resolvi que ao pensar em qualquer problema teológico que precise ser esclarecido, farei imediatamente o que puder para esclarece-lo, caso as circunstâncias não me impeça de fazê-lo.

Esta Resolução do Pr. Jonathan Edwards parece estar um tanto quanto distante da maioria de nós. É como se algo assim fosse algo que dissesse respeito apenas a pastores estudados em teologia, não tendo tanta importância para a maioria dos cristãos que desconhecem o estudo teológico, ou que não possuem formação acadêmica na área etc. Mas nada mais enganoso do que uma consideração como essa, e isso é assim pelo fato de que todos nós que cremos - pelo menos é isso que se supõe de quem realmente crê e ama a Deus - temos nossos pensamentos a respeito de Deus, e todo pensamento sobre Deus, do mais elaborado ao menos elaborado é, de uma forma ou outra, teologia, pois todo pensamento sobre Deus é uma afirmação sobre Deus. Como diria R. C. Sprou, conhecido pastor reformado,Somos Todos Teólogos.

Consideremos os fatos: todos nós que oramos, finalizando a oração com os dizeres em nome de Jesus Cristo, implicitamente acreditamos que Deus atende a nossa oração por amor a Cristo. De certa maneira entendemos que, no mínimo, Deus nos ouve. Uma consideração simples assim é, em tudo, uma consideração teológica, pois é uma afirmação e uma crença que temos a respeito de Deus. No entanto, a bem da verdade, sabemos que enganos podem entrar e torcer certas considerações a respeito de Deus. O preceito da humildade deve nos convencer de que Deus é maior do que nossos pensamentos, e por vezes é até contrário a eles. Não sabemos de todas as coisas, e aqui a consciência da dúvida e do desconhecimento deve nos conduzir a certo esclarecimento a respeito de Deus. Quem acha saber tudo, não sabe corretamente, como diz o Apóstolo Paulo: Quem pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber (1Co 8.2). Paulo aqui fala à comunidade de Corinto que se encontrava inchada por se supor detentora de certa ciência superior de Deus, mas que na realidade lidava com dissensões e brigas. É dessa mesma carta que vem os dizeres de Paulo: E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria (1Co 13.2), ou seja, esse conhecimento sem o amor não é o conhecimento que salva.

    A questão em pauta, no entanto, trata a respeito da dúvida a respeito de Deus que humildemente devemos reconhecer para que uma vez sanada, possamos melhor crer e, dessa forma, melhor agir. Existem muitas pessoas que possuem conceitos errados a respeito de Deus, sustentando tal pensamento errôneo por mero capricho e orgulho, errando e fazendo o outro errar. Esse é um caso drástico e que certamente deve ser evitado. Há também há outro erro comum no qual consideramos Deus mais rigoroso do que ele realmente é, o que nos leva a uma severidade cruel consigo mesmo e também com o próximo, nos esquecendo do grande amor de Deus - o maior de todos - por nós revelado na cruz. Tais noções erradas podem nos machucar e, mesmo que involuntariamente, nos levar a machucar. Mas também é comum algumas pessoas guardarem dúvidas por acharem que ao seu pastor ou irmão ouvir, acharem essa dúvida tola ou então achar que somos fracos na fé etc. Tais medos nos afastam de certos esclarecimentos que podem nos trazer uma vida mais feliz ao lado de um Deus amoroso e que nos quer melhor do que nós mesmos podemos querer.

    Assim, segundo a resolução do pastor, não tenhamos medo de expor nossas dúvidas, de buscar esclarecimento, de falar abertamente a respeito de nossas angústias em relação à nossa vida com Deus. Sejamos livres e oremos para que possamos sanar as nossas dúvidas por meio da verdade de Cristo, pois ele diz: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8.32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário