quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A Oração, o Estudo e a Espiritualidade

   Em minhas leituras volta e meia me acho orando a Deus. A razão disso é que procuro a assimilação decente do conteúdo lido, de modo a evitar tomar pistas falsas, tomando o que seja proveitosos, alcançando a verdade do que foi lido e aprimorando a minha fé.

   Refletindo sobre isso hoje acabei lembrando das aulas do curso de teologia - curso que foi encerrado já há sete anos. Havia um costume comum dos professores de iniciar a aula com uma oração ou de encerra-la assim, e em alguns casos de iniciar e encerrar com oração.

   A lembrança realmente afetuosa que tenho dessa época se deve ao fato de que orar era algo que realmente funcionava. Era impossível em meio à oração você não experimentar seus pensamentos serem organizados, ou de suas ansiedades não serem suavizadas, ou de suas forças não serem restabelecidas, ou de seu intelecto não ser aberto, nos habilitando de fato para a apreensão do conteúdo. Às vezes a experiência era realmente transfiguradora, e eu não estou exagerando quando afirmo isso aqui.

   A consciência da relação profunda entre o estudo e a prática espiritual - já que o estudo é e deve ser prática espiritual - é uma das coisas que foram perdidas com a crescente secularização e apostasia da sociedade.

   Certamente poucas pessoas tem ciência dessa relação, desconhecendo que o estudo, para quem crê, é uma forma de buscar a glória de Deus e, como implicação do ensino do N. S. Jesus Cristo, de ama-lo com todo o entendimento (Lc 10:27), pois não existe distinção possível entre Deus e a Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário