quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Justiça Infusa não é Justificação

    Se no catecismo da Igreja Católica se afirma que a justificação é a conformação interior do homem com a justiça divina, seguir-se-ia daí que a justificação seria a infusão completa da justiça, no sentido da conformação do que somos ao ser de Cristo. Aqui a justificação seria o mesmo que santificação. Ao contrário dessa ideia, na Escritura a I Carta de João, lemos explicitamente: "se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (I Jo 1:8) - lembrando que João se dirige a uma Igreja que não duvidamos estar possuída pela graça.

    Antes disso, a teologia da reforma diz que a pena do pecado, a fonte da impolução, continua em nós, e que somos absolvidos dos nossos pecados, e por estarmos unidos a Cristo e recebermos a filiação, e a justiça de Cristo passa a ser a nossa justiça em função dessa unidade - mesmo que recebamos castigos corretivos de Deus por causa da impolução. É por isso que justificação implica em que os nossos pecados não nos são imputados, e que mesmo após a absolvição fica a mancha da nossa natureza e a lei do pecado habita em nós, sendo essa mancha sarada progressivamente no processo de santificação, que é a conformação do nosso ser com o ser de Cristo operada pelo Espírito Santo - sem aumento algum da qualidade da filiação, que é a filiação que recebemos por sermos aceitos por Deus Pai em Cristo Jesus o Filho. É justamente por isso que ao sermos justificados pela fé entramos em uma aliança com Cristo.

    A teologia católica romana não abre espaço para a aceitação do homem na justificação "apesar de", apesar das nossas manchas, pecados etc., pois o resultado da sua compreensão de justificação é que é necessário você ser intrínseca mente justo para ser aceito por Deus (e nem a graça atual oferecida universalmente ajuda nisso, já que ela não é justificação no sentido Paulino do termo, que é justificação independentemente de obras), o que é uma ideia que não se encontra na Escritura, a começar pela forma da aceitação de Deus e da aliança de Deus com os patriarcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário