quinta-feira, 6 de agosto de 2020

A Piada, o Moralismo e o Trickster

    A divisa entre moralismo e moral é análoga à distinção que se faz entre justiça do justiçamento cruel. Moralismo é, invariavelmente, a afetação que, ainda que fundado em bases justas, é, no fim, guiada por reducionismos irracionais, cuja a afetação contra a mulher adúltera no Evangelho de João é um dos maiores exemplo - uma afetação, podemos dizer, sem consciência de si e que descarrila para a esfera do grotesco.

    Hoje mais cedo disse que a afetação moralista contra o pai trans, para o cristão, não era uma resposta bem vinda. Isso não significa que devamos suprimir a nossa própria humanidade diante da coisa, nos privando do sentimento de ofensa que a piada do pai trans suscita. A questão é que, mesmo diante da ofensa proposital - sim, ninguém ignora que a piada da Natura tem a finalidade de causar ofensa proposital - o cristão pode cair em outro truque, que é o truque do toureiro, que ao bandeirolar seu pano vermelho em frente ao boi o toureiro visa justamente encravar a lança no gado ensandecido e desorientado pela sua fúria.

    A reflexão moral, ao contrário, não substitui o afeto moral pela inteligência, e nem mesmo a inteligência pelo afeto moral, mas une ambas para fornecer uma resposta adequada à ofensa, por vezes embalada por uma ironia contra a qual o trickster não é capaz. E como disse o Vitor Barreto, a piada do pai trans é característica do mito do trickster, que na mitologia é apresentado, por exemplo, na figura do deus nórdico Loki, que, como o transsexual, é o deus do disfarce e da trapassa, e que, por meio da própria trapassa, é capaz de abalar até mesmo os fundamentos do mundo.

    A questão é que a derrota do trickster está na sua inteligibilidade, pois uma vez compreendido o seu modo de agir o trickster é destruído de vez. Não basta apenas afetação moral, já que é desorientando que o trickster ganha poder - basta ver os trickster modernos como o Pernalonga ou o Pica-Pau, os quais ganham poder sobre seus inimigos na medida em que os enfurece. E é justamente nessa compreensão do chiste, na inteligibilidade do núcleo contraditório da piada trapasseira, no agir orientado, no afeto ordenado e na paciência que poderemos vencer, assim como ganhar a nossa alma.

    Sim, a afetação da ofensa não resolve por si, e é por isso que o moralismo é também o túmulo da moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário