quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Algumas Considerações sobre Hegel, Kierkegaard e Voegelin

   Uma das coisas mais irônicas que vemos na leitura de Hegel é que tanto Kierkegaard como Voegelin - a despeito do desejo desses de enterrar Hegel por toda a eternidade - seguem a Hegel na natureza da sua argumentação contra certas pretensões absurdas do iluminismo contra a fé, como provar a realidade eterna mediante o apelo unilateral à realidade meramente empírica.

   Tanto Voegelin como Kierkegaard e Hegel apelam para a ideia de que o fundamento e assunto da fé são espírito e que é nessa relação espiritual que o conteúdo da fé se prova a si mesmo.

   De fato, quanto tomamos o conteúdo bíblico como objeto de fé é na fé que a verdade desse conteúdo vem para todos nós. Se tivéssemos que esperar o fim da "crítica bíblica" ou esperar a elaboração dos argumentos em favor da existência de Deus para começarmos a ter fé estaríamos quase todos perdidos. Mas, para a totalidade daqueles que crêem, é na "vinda de Deus a nós" que Deus prova a sua existência no mais profundo do nosso espírito, nos elevando até Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário