sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

A Humanidade de Deus

    A encarnação é o mistério sublime da fé cristã. Nela é afirmada a união entre a natureza humana e divina na pessoa divina de Cristo. Foi do desígnio divino que a segunda pessoa da santíssima Trindade assumisse para si a natureza humana. Em Cristo, portanto, temos a união mais íntima e incomparável entre Deus e o homem. Na Ceia, no Batismo, na Oração e na devoção à Palavra de Deus tanto se sinaliza, quando de certa forma se realiza a realidade dessa união entre o homem, ou seja, entre nós e Deus, união que em Cristo tem a sua realidade absoluta e singularíssima.

    Contudo, nem por isso dizemos que a humanidade se transforma em Deus e nem mesmo que a natureza divina se transforma em natureza humana. Ambas estão unidas na pessoa de Cristo de modo inigualável, embora ambas as naturezas não sejam confundidas. A pessoa é única, mas ambas as naturezas são distintas, mesmo que unidas a essa pessoa única. Devemos levar isso em consideração para que não caiamos em heresias históricas condenadas pela Igreja, ou seja, o nestorianismo que afirma que existem em Cristo duas pessoas correspondentes às duas naturezas separáveis, e o monofisismo que afirma que há uma só pessoa e uma só natureza, já que no monofisismo se acredita que a natureza humana foi absorvida na natureza divina de Cristo.

    Em Lc 2.52 vemos notas distintivas da humanidade em Cristo que seriam inaplicáveis ao conceito de divindade, e isso porque Cristo possui realmente uma natureza humana. Ali se diz que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça. Ora, Deus é simples, e por ser simples é perfeito, não possuindo composição, ou seja, nada a Deus pode ser acrescentado e nada a ele pode ser diminuído. É por isso que pelo ângulo da natureza divina não faz sentido dizer que Deus cresce em sabedoria, pois Deus é o Sábio por excelência desde toda a eternidade. Mas faz sentido dizer que Jesus cresce em sabedoria pelo ângulo da natureza humana, pois como homem ele aprende e cresce como todos nós, embora por ser Deus-Homem isso se faça nele de modo mais excelente do que em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário