quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Agnus Dei: A Promessa da Esperança

  Gn 3 é uma coleção surpreendente de informações que constituem, na verdade, a ossatura de toda a mensagem divina da escritura sagrada. É impressionante como em tão pouco espaço pode haver em um só núcleo uma mensagem com potencial de desdobramento em outras mensagens tão distintas e variadas, sem, contudo, comportar qualquer contradição entre elas. De Gn 3 podemos falar toda uma vida e não esgotaremos a sua mensagem, nem mesmo será desgastada a sua verdade ao longo de toda a existência do nosso mundo como ele é hoje. Entre essas informações de Gn 3 encontramos aquela figura misteriosa, tão poderosamente carregada de promessas e esperanças, mas ao mesmo tempo reveladora a respeito do preço da redenção do homem, que é a figura das vestes dadas por Deus para cobrir Adão e Eva da nudez da qual se tornaram cientes a partir do momento em que transgrediram contra Deus.

O animal do qual proveio a pele que serviu de vestimenta a Adão e Eva não é especificado. Mas é sugestivo que as “peles” que vieram desse animal tenham servido justamente para remediar uma situação criada depois da queda. É evidentemente provável que tenha havido um sacrifício, pois o termo “pele” (עוֺר) tem relação com a pele animal, humana ou não, e a questão se torna mais interessante pois o termo עוֺר (‘or) tem relação com a “nudez”, sendo empregado nesse sentido em Hc 2.15, indicando que, como uma troca, a pele do animal foi usada para cobrir a pele dos homens. E se a morte do animal não é a informação fundamental do texto, certamente o tipo de uso que permitiu que esse animal viesse a ser útil para remediar a situação do primeiro casal não deixou de ser o sacrifício. Nesse ponto é importante atentar para o sentido da palavra expiação. No texto original essa palavra é kipper (כִּפֶּר) e significa essencialmente “cobrir”, como evidencia seu uso para sinalizar o ato de Noé de cobrir de piche a arca (Gn 6.14), embora o termo “vestir” em Gn 3.21 seja distinto de kipper.

Como foi dito acima, não é possível precisar exatamente o animal sacrificado para cobrir a nudez de Adão e Eva. Mas é certo que a associação de Cristo ao cordeiro, algo que remonta à interpretação cristã de Isaías 53.7, remonta ao animal sacrificado para expiar, i.e, cobrir o nosso pecado, trocando a sua pele, i.e., seu corpo e a sua vida, pelo nosso corpo e pela nossa vida. Assim, podemos localizar a expiação entre um dos temas de Gn 3, além do pecado, das consequências advindas do pecado e da promessa da libertação; e unindo isso à profecia messiânica da descendência que esmagará a cabeça da serpente presente também em Gn 3, é visível que o quadro da promessa da salvação vai ficando muito mais completo, pois além de prover a expiação Deus ali também promete a destruição do império das trevas ao qual o homem foi justamente abandonado. E nesse sentido temos aqui a profecia divina que prometeu ao homem transgressor a misericórdia, misericórdia alcançada e efetivada mediante o Agnus Dei, o Cordeiro de Deus que expia, cobre e retira todo o pecado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário