terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A Predestinação e o Remédio Eficaz como Graça Salvadora

    A teologia reformada tem uma conclusão que é logicamente inescapável e que fundamenta a sua posição em relação à expiação limitada, ou seja, que um remédio [a graça salvadora] não pode produz dois efeitos distintos para uma única doença, pois aqueles que são alvos da mesma graça salvífica não podem se perder ou se salvar se são atingidos pela mesma graça.

    Alguns podem aqui fazer a seguinte objeção: a graça é a mesma, mas seu uso é distinto, dependendo a eficácia salvadora, na verdade, do bom ou do mal uso da mesma graça. O problema dessa posição é que ela deixa margem para certo campo em que, no fundo, a graça acaba dependendo de certa sinergia, ou cooperação que é alheia à vontade divina, dependendo a eficácia da graça da vontade humana. Assim, se o fator da eficácia é de origem humana, já não é mais graça.

Como todos sabem a eficácia da graça na fé reformada é vista totalmente do ângulo da predestinação, pois a predestinação é, na verdade, a única preparação eficaz para o recebimento da graça salvadora. Isso não significa que a graça divina emitida por Deus ordinariamente pelo ministério da Igreja ou extraordinariamente por outros meios não seja potente salvadora para todo o gênero humano. O que ela afirma é que essa graça só é eficaz naqueles que são eleitos - pois como diz Calvino, a fidelidade de Deus não é anulada pela infidelidade humana.

Aqui a distinção é clara: a graça salvadora produz todos os efeitos distintivos naquele para o qual é emitida infalivelmente a graça salvadora, incluindo a perseverança final que livra da apostasia, ou seja, que livra do apagar da fé pela qual recebemos todas as graças do Senhor. Se o remédio contra a perdição inclui a perseverança para a qual foi preparado aquele que foi escolhido ainda antes da fundação do mundo, então a grandeza de tal remédio não deixa margem à apostasia.

O remédio miraculoso do Senhor não pode produzir dois efeitos diferentes. E se o Senhor Jesus Cristo é quem tem para todo o gênero humano o remédio eficaz para a salvação é bom ter em mente que: "Ninguém pode vir a mim [Jesus] se o Pai que me enviou não o trouxer" (Jo 6.44), e "Toda planta que meu Pai Celestial não plantou será arrancada" (Mt 15.13). Contudo, para aquele que quer desse remédio só basta a fé, pois: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm 10.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário